Logomarca do 2º RN Cidades

Cidades Inteligentes e sustentáveis ganham o palco do RN Cidades

A segunda edição do RN Cidades, promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn, com apoio de importantes parceiros, já está no segundo dia de atividades com um público de mais de duas mil pessoas inscritas. Representantes de todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte e de 14 estados do Brasil, participam do evento que ocorre no Centro de Convenções de Natal, até o dia 10 de maio.

São vários os assuntos enfatizados nas 50 palestras e painéis apresentados em três diferentes palcos, que homenageiam mulheres potiguares, à frente do seu tempo, como Auta de Souza, Alzira Soriano e Isabel Gondin, nossa Nísia Floresta. “A conexão das palestras com os estandes de forma simultânea, nos três palcos, por meio de fones de ouvidos personalizados por tema, está sendo um formato bastante inovador. Estou gostando muito e espero que as ideias inovadoras e sustentáveis compartilhadas tragam melhorias práticas para as nossas cidades,” observou o sociólogo Saulo Nóbrega.

O tema “Cidades Inteligentes e sustentáveis teve destaque pela urgência das ações que estão diretamente relacionadas à crise climática, à exemplo do que está ocorrendo com severidade em estados como o Rio Grande do Sul e que se alastram por todo o mundo. Em sua palestra, a Professora do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, Judith Hoelzemann, vice-coordenadora do INCT Klimapolis, Instituto do CNPQ que atua principalmente nas cidades de São Paulo e Natal, chamou atenção para a urgência de implementar planos de ação para adaptação das mudanças climáticas. “Essas ações não são mais para proteger as futuras gerações, são para proteger todos nós, aqui e agora. Os municípios precisam saber suas vulnerabilidades e ter seus planos de ação prontos, além de sistemas de alerta, com dados atualizados junto ao governo federal para que todos saibam como agir, trabalhando junto com o setor acadêmico e unindo saberes para um plano de adaptação nacional que realmente funcione. O INCT Klimapolis está à disposição dos gestores para apoiar na implementação dessas políticas publicas. ” Alertou a pesquisadora.

Nas palestras ficou claro que uma gestão qualificada impulsiona a eficiência dos serviços públicos com estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O conceito de cidades inteligentes é pautado em iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo tecnologia para o desenvolvimento econômico e social, mas sempre com foco na sustentabilidade, desde a implementação de infraestrutura de rede inteligente à promoção de transporte sustentável e espaços urbanos verdes.

Nessa defesa, o Professor Robério Paulino, Pós Doutor em Economia, reforçou que o compromisso dos gestores com a sustentabilidade ambiental é uma prioridade fundamental. “ Os prefeitos das 167 cidades do RN precisam se inspirar em cidades como Bogotá que estão sendo exemplo de arborização em um mundo em constante mudança. Na Conferencia potiguar do Clima propomos o plantio de 5 milhões de arvores aqui no Estado e por meio do Projeto Arboriza Natal podemos doar mudas para todas as cidades que queiram fazer um viveiro e ser exemplo nacional moldando um futuro mais inteligente e sustentável,” ressaltou o professor.

Houve também uma atenção especial à destinação dos resíduos sólidos. O Coletivo RN Lixo Zero realizou o Painel “Cidades rumo ao Lixo Zero: Boas Práticas no RN e citou o caso de quatro cidades potiguares que estão se destacando na defesa do meio ambiente. Uma dessas cidades é Jundiá e o Prefeito José Arnon estava acompanhando atento na plateia. “ As palestras destas temáticas ambientais trazem reflexões importantes para nós gestores. Apesar de sermos um município pequeno podemos fazer sempre mais pela sua sustentabilidade de nossas cidades,”concluiu o prefeito.

Para mais informações, visite o site www.rncidades.com.br/programacao

Serviço:
Evento: 2º RN Cidades
Local: Centro de Convenções de Natal
Data: de 8 a 10 de maio de 2024

Horário: das 10h às 22h (intervalo das 12h às 14h)

Assessoria de Imprensa : (84) 999429020

Local do evento:
Centro de Convenções de Natal
Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 6664-6704 - Ponta Negra, Natal/RN
Abrir mapa
Patrocínio:
Logomarca da 1Doc Softplan
Logomarca da Sebrae
Logomarca da Caixa Econômica Federal
Logomarca da Governo do Estado
Logomarca da Banco do Nordeste
Logomarca da Assembleia Legislativa
Logomarca da Editora Futura
Logomarca da SOGO Tecnologia
Logomarca da FTD Educação
Logomarca da Desk Móveis Escolares
Logomarca da Neoenergia COSERN
Logomarca da Banco do Brasil
Logomarca da Correios
Logomarca da APFORM
Logomarca da SERPRO
Logomarca da Governo Federal
Logomarca da REPREMIG
Logomarca da AGAPE
Apoio:
Logomarca da CAERN
Logomarca da CREA-RN
Logomarca da Mutua
Logomarca da FIERN
Logomarca da IFRN
Logomarca da Ministério da Saúde
Logomarca da Potigas
Logomarca da Prefeitura de Mossoró
Logomarca da Prefeitura de Natal
Logomarca da TCE RN
Logomarca da UFRN
Logomarca da UNDIME RN
Organização:
Logomarca do Instituto Paulo Ziulkoski
Realização:
Logomarca da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte
Associações Microrregionais:
Logomarca da AMSO-TR – Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi
Logomarca da AMLAP – Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar
Logomarca da AMS – Associação dos Municípios do Seridó
Logomarca da AMOP – Associação dos Municípios do Oeste Potiguar
Logomarca da AMCEVALE – Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar
Apoio institucional:
Logomarca da CNM
© Copyright 2024 Femurn / IPZ. Todos os direitos reservados.